Representantes do controle social, técnicos e gestores da saúde indígena discutiram hoje (25) e ontem (24) a realização de um seminário para discutir a saúde indígena nas regiões sul e sudeste do país. O evento será realizado nos dias 30/06, 1 e 2 de julho, em Curitiba. Nas duas regiões, a gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (Sasi-SUS) é feita pelos distritos Litoral Sul, Interior Sul e Minas Gerais e Espírito Santo.
Para a Coordenadora do Controle Social da Sesai, Bianca Moura, o evento é um compromisso da secretaria com a região. “O secretário disse que a região seria a primeira a realizar um seminário. É um compromisso que ele assumiu com as lideranças e que será cumprido”. Durante as discussões do grupo de trabalho que originou a Sesai, foram feitos seminários em todas as regiões do país, com exceção do sul e do sudeste. Na época prevista para a realização do seminário, o país passava vivia o risco da pandemia da gripe H1N1, e optou-se por não realizar o seminário, para evitar o contágio entre os indígenas.
Agora, sul e sudeste serão os primeiros a realizar um seminário após a criação da secretaria. No evento serão discutidas questões de gestão, atenção à saúde, controle social, comunicação e também a definição de políticas de saúde na região. As duas regiões atendem aproximadamente 55 mil índios, com maioria das etnias Kaingang, Xoekleng, Guarani e Xacriaba.
Para ler mais acesse aqui.
(Fonte: site Sesai/Ministério da Saúde)
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Distritos do sul e sudeste do país organizam seminário de saúde indígena
Postado por
Cid Furtado Filho
às
10:21

Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário