Os Estados-Membros das Nações Unidas têm a responsabilidade de defender os princípios de direitos humanos enunciados na Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas, afirmou (18/05) a ativista dos diretos indígenas, Dorough Dalee Sambo, acrescentando que as violações dos direitos fundamentais das comunidades persistem. A declaração foi realizada durante o Fórum Permanente da ONU sobre Questões Indígenas que abriu suas portas em Nova York com a presença de mais de 1.600 delegados de todo o mundo.
Sambo afirmou também que a direta e muitas vezes brutal violação dos direitos fundamentais dos povos indígenas em todas as regiões do mundo continua a ocorrer, mesmo em áreas onde algum sucesso foi alcançado, como no Canadá, onde um acordo sobre o uso da terra entre comunidades indígenas em Nunavut tem enfrentado problemas de execução.
“A realidade da Declaração da ONU é que os direitos dos povos indígenas não surgiram da boa vontade dos Estados,” disse Dorough. “Pelo contrário, é por causa de toda a história da exploração e colonização, bem como toda a gama de violações dos direitos humanos, que a comunidade indígena tem pressionado a ONU a abrir as suas portas para que tomemos o nosso legítimo lugar não só no contexto dos direitos humanos, mas também nos do meio ambiente, da paz e da segurança,” disse a jornalistas à margem das deliberações no Fórum de duas semanas.
Para ler mais acesse aqui.
(Fonte: site ONU)
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Fórum da ONU discute responsabilidade do Estado na defesa dos direitos de povos Indígenas
Postado por
Cid Furtado Filho
às
07:51

Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário