O Programa de Comunicação Indígena, uma das condicionantes para o licenciamento da UHE Belo Monte, está em pleno funcionamento. O Centro de Informação para as Comunidades Indígenas, que faz parte do Programa, está instalado em Altamira/PA, desde 28 de fevereiro de 2011. Além de atender pessoalmente aos índios que procuram informações sobre o componente indígena do licenciamento, o Centro está ligado, via rádio, às 25 aldeias da área de influência da usina hidrelétrica prevista para ser construída no rio Xingu.
A equipe recebe as dúvidas e, quando não é possível responder na hora, faz a consulta e mantém o solicitante informado dos encaminhamentos até que receba a resposta. Os atendimentos são registrados em um formulário e o solicitante da informação leva um via assinada, como comprovante da consulta. O Centro também é um espaço para discussões sobre o empreendimento. Indígenas, consultores envolvidos no processo e a Funai têm utilizado o espaço para capacitações e reuniões técnicas.
O plano de comunicação é uma das 13 condicionantes impostas pela Funai à Norte Energia e fundamental para que os indígenas estejam informados sobre as atividades relacionadas à UHE Belo Monte. O objetivo é garantir o acompanhamento do componente indígena do licenciamento e disponibilizar informações regulares sobre o processo de implementação da obra e de monitoramento das ações que possam vir a afetar direta ou indiretamente essas comunidades. Para isso foram criados também materiais impressos distribuídos para as aldeias.
Para ler mais acesse aqui.
(Fonte: site Funai)
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Sistema de rádio conecta aldeias do Xingu em área de influência de Belo Monte
Postado por
Cid Furtado Filho
às
07:40

Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário