Pedido protocolado nesta 2ª feira denuncia irregularidades na obra.
MP afirma que 40% das contrapartidas socioambientais não foram feitas.
O Ministério Público Federal do Pará encaminhou à Justiça nesta segunda-feira (6) pedido de liminar para suspender a construção da usina de Belo Monte, no rio Xingu, que teve licença ambiental liberada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na última semana.
De acordo com o procurador Felício Pontes Junior, a ação civil pública protocolada em Belém pede também a aplicação de multa ao Ibama e à Norte Energia, consórcio que vai construir a hidrelétrica, caso haja descumprimento do pedido. O pedido de suspensão ainda vai ser analisado e as partes citadas devem ser notificadas em até 72 horas.
Esta é a 11ª ação pública elaborada pelos procuradores em 11 anos de investigação sobre a instalação da usina de Belo Monte.
De acordo com o MP, o processo foi elaborado a partir do relatório emitido pelos técnicos do instituto. Nele foram constatadas irregularidades no cumprimento das condicionantes para redução dos impactos socioambientais da obra, já que 40% das 64 contrapartidas exigidas pelo Ministério do Meio Ambiente ao consórcio vencedor não foram cumpridas
Para ler mais acesse aqui.
(Fonte: site g1.globo.com)
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Ministério Público do Pará pede na Justiça suspensão de Belo Monte
Postado por
Cid Furtado Filho
às
21:29

Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário