Até o próximo dia 28, professores indígenas de 12 etnias residentes em aldeias localizadas no sul e sudeste do Estado se reúnem em Marabá para participar de mais um módulo do curso de Magistério Indígena. A abertura desta etapa de estudos foi promovida na manhã desta terça-feira (5), no hotel Itatocan, numa programação aberta a 25 cursistas que, atualmente, são professores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental de escolas de educação indígena da rede pública estadual de ensino.
Participam deste módulo professores dos povos Anambé, Asurini, Amanayé, Atikum, Guarani, Karajá, Kyikatêjê, Parkatêjê, Tembé, Surui e Xikrin do Catete. Ao todo, 357 professores de 32 povos cursam o magistério indígena e também darão prosseguimento aos estudos durante o mês de julho. As aulas são ministradas em outros cinco polos de formação, localizados nos municípios de Altamira, Belém, Oriximiná, Santarém e São Félix do Xingu.
O curso é dividido em quatro séries. Além das disciplinas pedagógicas do magistério tradicional, os professores indígenas também estudam História da Educação Indígena, Antropologia, Linguística Aplicada e Língua Indígena. De acordo com o coordenador de Educação Escolar Indígena (Ceind), professor Antônio Paraense, entre os objetivos do curso “está sempre a preocupação de ter como referência a realidade de ensino do professor e do seu povo”.
Para ler mais acesse aqui.
(Fonte: site do Museu do Índio)
quarta-feira, 6 de julho de 2011
Seduc promove em Marabá formação de professores indígenas de 12 etnias
Postado por
Cid Furtado Filho
às
11:06

Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário