Na próxima sexta-feira, 19 de agosto, às 8h, haverá reunião promovida pelo Ministério Público Federal (MPF) com representantes do povo indígena Cinta Larga e parlamentares federais de Rondônia e Mato Grosso. Para o procurador da República Reginaldo Trindade, “a adoção de medidas necessárias a amenizar a situação de penúria enfrentada pelo povo Cinta Larga só virá se houver vontade política, especialmente do governo federal. Para isso é fundamental contar com a relevante parceria de deputados federais e senadores dos dois estados”.
A reunião será realizada no Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Espera-se que ao final das discussões sejam traçadas estratégias para o enfrentamento dos problemas gerados pelo garimpo ilegal de diamantes na Reserva Roosevelt e as carências em saúde e educação nas aldeias, além de alternativas econômicas para o povo Cinta Larga.
Dentre os temas que serão tratados estão: atuação efetiva da Funai, paralisação definitiva do garimpo ilegal e da extração de madeira na terra indígena, repressão às práticas ilegais, regulamentação da mineração em terras indígenas, assistência jurídica ao povo Cinta Larga, reversão dos valores das apreensões de diamantes em favor dos índios, apoio aos projetos de iniciativa dos índios, entre outros assuntos.
Líderes do povo Cinta Larga estarão presentes durante a reunião para expor as realidades das aldeias localizadas em Rondônia e Mato Grosso. Eles também apresentarão suas propostas, como as relativas ao crédito de carbono e o Projeto Laje.
Mais informações - MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
(Fonte: site rondoniadinamica.com)
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
MPF, bancada federal e líderes indígenas discutem alternativas para povo Cinta Larga
Postado por
Cid Furtado Filho
às
13:13

Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário