O Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, exortou o mundo a reconhecer o direito dos povos indígenas de controlar sua propriedade intelectual, ao dizer que eles precisam de ajuda para proteger, desenvolver e receber compensação justa por seu património cultural e seus conhecimentos tradicionais.
"Os povos indígenas enfrentam muitos desafios para manter sua identidade, tradições e costumes, e suas contribuições culturais são, por vezes, exploradas e comercializadas, com pouco ou nenhum reconhecimento", afirmou Ban Ki-moon, em mensagem para marcar o Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo .
"Encorajo todos os Estados-Membros a tomarem medidas concretas para lidar com os desafios que enfrentam os povos indígenas – o que inclui marginalização, pobreza extrema e perda de terras, territórios e recursos. Os países também devem empenhar-se em acabar com as graves violações de direitos humanos que os povos indígenas sofrem em muitas partes do mundo", disse ele.
Ele observou que há 5.000 grupos distintos de povos indígenas, em 90 países, que representam mais de cinco por cento da população mundial - cerca de 370 milhões de pessoas no total. Eles são guardiões de património valioso que muitas vezes sofrem rápido processo de extinção cultural, disse o Secretário-Geral.
"Vemos a sua criatividade e inovações nas artes, na literatura e nas ciências", disse Ban Ki-moon, ao observar que essas contribuições foram destacadas pelo tema das celebrações deste ano do Dia, que é "designs Indígenas: Celebrando histórias e culturas, construindo nosso próprio futuro."
Para ler mais acesse aqui.
(Fonte: site da Funai)
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
ONU pede maior valorização da cultura e da criatividade dos povos indígenas
Postado por
Cid Furtado Filho
às
11:15

Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário