O assassinato de Nisio Gomes, líder indígena da etnia Guarani-Kaiowá do Tekora Guaiviry, na região de Amambai, no sul do Estado de MS, teve repercussão muldial, já nesta sexta-feira (18). Após o site do CIMI – Conselho Indigenista Missionário – estampar o assassinato do indígena a repercussão em sites brasileiros como Carta Capital, Brasil de Fato, Globo e Estadão, repercutiram a notícia.
Mais tarde, sites internacionais como o da entidade internacional de luta em defesa dos povos indígenas, Survival International, deram lugar em suas capas para noticiar a brutalidade com que o líder foi assassinado, apontando que o indígena foi morto na frente de sua comunidade. A Rádio Vaticano também noticiou o fato.
Já o site da BBC, em sua página sobre a América Latina destaca, com o título "Brazil indigenous Guarani leader Nisio Gomes killed", que os conflitos de terra entre indígenas e fazendeiros no Brasil é comum, mas afirma que os conflitos tem se intensificado: “O grupo sofre uma grave escassez de terra no Brasil, que piorou como o ‘boom’ na agricultura, o que tem levado agricultores e pecuaristas de estender suas explorações”.
Com o título “Masked gunmen attack Brazilian Indian leader in shock execution”, o site do Survival International afirma que a liderança ‘religiosa’ indígena Nisio Gomes, chamado de ‘Xaman’ (guia espiritual indígena) na matéria, era o alvo principal dos jagunços. Eles reproduzem a fala de um dos indígenas: “Vieram matar nosso lider”.
Para ler mais acesse aqui.
(Fonte: site Midia max News)
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Assassinato de líder indígena toma as páginas de sites no Brasil e no Mundo
Postado por
Cid Furtado Filho
às
12:46

Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário