Total de visualizações de página

Quem somos


Quem somos


A Sociedade Nheengatu de Documentação, Preservação e Divulgação de Cultura e Esporte Indígena e Meio Ambiente, é uma entidade sem fins lucrativos criada para ajudar comunidades indígenas brasileiras no resgate e preservação de sua cultura e modo de vida tradicional, buscando melhorar as relações entre as comunidades indígenas e a sociedade não indígena, com o fortalecimento de relações respeitosas, com os povos que representam a raiz mais pura da sociedade brasileira.
Formada por apaixonados pela causa indígena, a Sociedade Nheengatu, tem em seus quadros profissionais de diversas áreas de atuação, como jornalistas, advogados, biólogos, além de outros. A diversidade das habilidades de seus integrantes permite que a instituição possa planejar e desenvolver projetos variados, além de ter condições de participar em diversas atividades pelo país.
A Sociedade Nheengatu visa atender diversos aspectos da causa indígena como, por exemplo, buscar formas de dar auto-sustentabilidade a povos indígenas, preservando, ao mesmo tempo, o meio ambiente, modo de vida e o futuro das novas gerações de todos os brasileiros.
Nossas iniciativas são realizadas em parceria direta com as comunidades indígenas, mas sempre respeitando os princípios da “política” indigenista e até mesmo buscando apoio e legitimação governamental para o fortalecimento desses povos e da própria instituição.
Desde a sua fundação, em 2003, a Sociedade Nheengatu já participou, direta e indiretamente de diversas atividades, como a Festa Nacional do Índio, em Bertioga (SP) - desde a sua primeira edição, Jogos dos Povos Indígenas - em diversas edições, Jogos Tradicionais dos Povos Indígenas do Xingu - em sua primeira edição 1º Jogos Indígenas de Pernambuco, Jogos Tradicionais Indígenas do Pará, recriação e edição da revista Brasil Indígena - da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Exposição Fotográfica dos Índios Zo’e no Memorial dos Povos Indígenas em Brasília, encontros culturais e religiosos em diversas comunidades indígenas.
O respeito e a preservação da cultura indígena e do meio ambiente são, enfim, as motivações da existência da Sociedade Nheengatu, que tem a missão de ajudar estes povos, que são os verdadeiros brasileiros de raiz, em sua luta pela sobrevivência cultural e até mesmo física