Sesai inaugura Casa de Saúde do Índio em Canarana (MT)
Casai do município conta com 40 leitos para pacientes indígenas e dois alojamentos com capacidade para 40 acompanhantes
O secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, inaugurou neste sábado (21), em Canarana (MT), a nova Casa de Saúde Indígena (Casai) do Distrito Sanitário Especial Indígena do Xingu (Dsei). Foram investidos mais de R$ 1,1 milhão em obras e R$ 230 mil para compra de equipamentos e mobiliário. A unidade conta com 40 leitos para os pacientes indígenas que necessitam de tratamento fora da aldeia e dois alojamentos, cada um com capacidade para 20 acompanhantes, totalizando 40 vagas. A Casai fica em um terreno de 100 mil m2 e o total construído foi de 10 mil m2.
De acordo com o chefe do DSEI Xingu, Jamir Alves, a Casai foi pensada para atender as necessidades dos indígenas enquanto eles estivessem fora da aldeia para tratamento de saúde. Para isso, a ampla estrutura da Casai conta com espaço para acolhimento de qualidade para os índios. “A gente quer que eles se sintam à vontade, como se estivessem no ambientes deles. Isso ajuda no tratamento”, destacou.
O espaço contará com 40 funcionários, entre profissionais de saúde (médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem), de limpeza, de segurança, de cozinha e de transporte. A unidade conta ainda com refeitório, lavanderia e enfermaria. Anteriormente, havia uma Casai provisória, em uma chácara adaptada para servir a essa população. Agora a sede é própria da Secretaria Especial de Saúde Indígena.
COMO FUNCIONA A ASSISTÊNCIA – Os 751 postos de saúde das comunidades indígenas de todo o país são as bases da atuação das equipes multidisciplinares de saúde indígena, composta por médico, enfermeiro, odontólogo e auxiliares, além dos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e dos Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN). Os agentes moram nas aldeias e são indicados pelos Conselhos Locais de Saúde Indígena. A eles competem ações de atenção primária, saneamento e educação em saúde.
Os casos que não podem ser resolvidos nos 358 pólos-base espalhados nos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei) do país são encaminhados pelas equipes aos municípios de referência, que contam com as Casas de Saúde Indígena (Casai). A Casai garante alojamento, alimentação e atendimento de enfermagem aos pacientes e acompanhantes, respeitando as especificidades culturais. Além disso, presta assistência farmacêutica e apóia o DSEI na articulação da rede de referência de Média e Alta Complexidade, bem como acompanha o agendamento e a realização de consultas, exames e internações. A unidade realiza ainda o apoio logístico para retorno dos pacientes em alta médica e de seus acompanhantes aos locais de residência.
(Fonte: site Sesai/Ministério da saúde)
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Sesai inaugura Casa de Saúde do Índio em Canarana (MT)
Postado por
Cid Furtado Filho
às
10:45
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário