Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de junho de 2011

DSEIs participam de treinamento gerencial em Brasília até sexta-feira

Na manhã de hoje (27) teve inicio o Treinamento dos chefes das divisões de Orçamento e Finanças, Recursos Logísticos e de Gestão Documental dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) que integram o Subsistema de Atenção à Saúde indígena (SasiSUS). O evento é promovido pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) com a parceria da Coordenação Geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde (CGDI). O treinamento segue até o dia 1 de julho no Hotel Nacional, em Brasília.

Na abertura do evento o Secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves, disse que essa capacitação é mais um passo na consolidação do processo de autonomia administrativa e financeira dos Distritos Sanitários, iniciado pela Sesai em abril. Segundo o secretário o objetivo é que até o final do ano grande parte dos DSEIs já estejam com sua autônima plena.

Durante os cinco dias de treinamento, os servidores dos DSEIs serão capacitados para trabalhar com sistemas gerenciais federais utilizados pelo Ministério da Saúde, como o Sipar (Sistema Integrado de Protocolo e Arquivo do Ministério da Saúde) e BPS (Banco de Preços em Saúde). Com isso os DSEIs poderão executar ações administrativas que até então não eram possíveis de serem realizadas diretamente pelos Distritos, como a abertura de licitações e o empenho de recursos.

Planejamento estratégico – Também durante a abertura o secretário Antônio Alves apresentou o planejamento estratégico da Sesai para 2011 e as metas da saúde indígena que integrarão o Plano Plurianual (PPA) no quadriênio 2012-2015. O PPA é uma lei que estabelece os projetos e os programas de longa duração do governo federal, definindo objetivos e metas da ação pública para um período de quatro anos.

Para este ano, foram previstas pela Sesai nove ações prioritárias, entre elas: a construção de novas Casas de Saúde do Índio (Casai) para os municípios de Montes Claros (MG), Campinapolis (MT), Barra do Garça (MT), Canarana (MT) e Manaus (AM); a aquisição de terrenos para construção das Casais de São Paulo e Distrito Federal, que hoje estão em imóveis alugados e a contratação e ampliação de obras de abastecimento de água em 185 aldeias.

Já no PPA 2012-2015 foram incluídas três grandes iniciativas e 23 metas da saúde indígena, todas com o objetivo de implementar o SasiSUS em articulado com o Sistema Único de Saúde (SUS) e observando as práticas de saúde e as medicinas tradicionais, com a participação do controle social.



(Fonte: site da Sesai/Ministério da Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário