Lideranças indígenas brasileiras realizaram em Manaus o primeiro encontro para discutir as metas que serão levadas para a Rio+20, conferência em desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorrerá em 2012, no Rio de Janeiro. O evento marcará os 20 anos da Rio 92, considerado um marco nos debates sobre socioambiental.
Em entrevista exclusiva dada ao portal acrítica.com, o membro da cátedra indígena da ONU e coordenador indígena para a Rio+20, Marcos Terena, disse que a discussão em Manaus foi a primeira do gênero entre os povos indígenas. Leia a seguir a entrevista que Marcos Terena concedeu durante o evento ao portal.
Pergunta - Qual a pauta da discussão da reunião de Manaus?
Resposta - São temas aparentemente novos para o Brasil e para nossas aldeias mas que vem sendo debatidas no mundo todo nesses últimos 20 anos, como a Convenção da Diversidade Biológica, onde se discute a proteção dos conhecimentos tradicionais, o Protocolo da Nagóya onde temos o tema indígena e a questão das mudanças climáticas e até desertificação. Há um tema mais próximo da realidade dos africanos, e tudo dentro do tema central da ONU que é a Economia Verde, Sustentabilidade e Desenvolvimento.
O Encontro pretende apontar as metas indígenas que serão levadas para a Rio+20, onde os indigenas brasileiros irão construir um parque temático e tradicional indigena chamado KARI-OCA 2.
Para Ler mais acesse aqui.
(Fonte: Site A critica Amazônia)
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
Indígenas realizam reunião prévia da Rio+20
Postado por
Cid Furtado Filho
às
15:21
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário